45 anos Curso de Matemática

45 Anos do Curso de Matemática

O Departamento de Matemática  da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES junto com o PET-Matemática convida toda comunidade acadêmica para 45º aniversário do curso de matemática. O evento ocorrerá no dia 03 de dezembro 2010 à partir das 14h00min.

Local: Auditório do Centro de Ciências Exatas - CCE

Programação: Sexta-feira dia 03 de Dezembro de 2010

14h00min - Abertura

14h30min - Palestrante: Abramo Hefez (UFF)

Palestra:  Problemas de classificação global e local em Geometria Algébria.

Resumo: Nessa palestra serao abordados o problema global da classificaçao das curvas algebricas e o problema local da classificaçao de suas singularidades. Como exemplo concreto, falaremos sobre a classificaçao das singularidades das curvas planas.

15h30min - Palestrante: Lígia Arantes Sad (PPGE-UFES)

Palestra: Matemática em Diferentes Culturas: além do ter e do poder, importa o ser.

Resumo: Vivemos em comunidades, em sociedades que por vezes partilham diferentes culturas, portanto expostos a diferentes procedimentos em seu modo de pensar e agir, dado que os elementos culturais são parte constituinte do pensamento humano. As matemáticas, ou o que cada cultura faz do pensar matemático, esteve sempre integrado e integrante aos elementos culturais, sejam eles mais locais ou globais. A proposta principal nessa apresentação é trazer algumas reflexões e preocupações advindas do relacionamento ao ensino e aprendizagem de matemáticas em meios culturais diversos, que em nosso estado, por exemplo, são destacados por comunidades locais como de: jovens escolarizados, jovens e adultos que não realizaram ou interromperam sua escolarização, indígenas, pomeranas, quilombolas e campesinos. Um dos desafios apresentados é: mesmo conhecendo e respeitando singularidades e valores dessas culturas, temos no presente a complexidade de articular seus princípios aos de uma sociedade-educacional que orienta o ensino e aprendizagem da matemática, no paradigma de reunir e distinguir. O que traz à análise o modo como a matemática, denominada acadêmica, se faz em meio a uma cultura que está a privilegiar o ter e o poder, mas que precisa propor o alcance do ser como uma dimensão axiológica de grande importância em suas perspectivas críticas sobre uma educação matemática que contribua para a humanização de nosso conviver social.

17h00min - Palestrante: Fabiano Petronetto (DMAT-UFES)

Palestra: Decomposição de Helmholtz-Hodge e Aplicações.

18h00min - Encerramento

Homenagem Póstuma à Professora Myrtha Sallocker Fayet.

Mais Informações:
Telefones: 4009-2479 / 3335-2471

Anexo(s):

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.