O que é o PET

PET MATEMÁTICA

Programa de Educação Tutorial (PET)

O PET é um programa com no máximo 12 bolsistas que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das IES. O Programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica. Além disso, procurando atender mais plenamente as necessidades do próprio curso de graduação e ampliar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram a grade curricular,  proporciona uma melhoria da qualidade acadêmica deles.

PET Matemática

O grupo PET Matemática foi implantado no Curso de Matemática em novembro de 1991, a partir da ação conjunta entre professores e o Departamento de Matemática (DMAT/CCE) que apresentaram a proposta à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC). Na época, o objetivo principal era ser um programa especial de treinamento com ênfase na pesquisa e obtenção de capacidades individuais.

Quais seus objetivos?

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um investimento acadêmico em cursos de graduação, com compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Baseado em grupos tutoriais de aprendizagem, o PET visa formar o aluno de maneira abrangente, proporcionando uma diversidade de conhecimentos acadêmicos e contribuindo para sua qualificação como ser humano e membro da sociedade. Os integrantes do PET participam de atividades de pesquisa, ensino e extensão, garantindo experiências não oferecidas em currículos convencionais.

O PET Matemática, um subgrupo do PET, inicialmente atendia todos os alunos do Curso de Matemática, com foco nos licenciandos dos campi de Vitória e São Mateus. No entanto, sua ênfase na pesquisa e desenvolvimento individual atraiu principalmente alunos do bacharelado em matemática, visando prepará-los para a pós-graduação.

"Mas por que eu devo entrar no PET?"

Quando entramos na universidade podemos nos deparar com situações difíceis e que exigem a discussão de um problema, trabalhar em grupo, lidar com pessoas e opiniões diferentes. No PET desenvolvemos essa habilidade e capacidade de enfrentar desafios. Com o PET, o aluno terá um cresimento profissional e pessoal que será importante para seu futuro.

Valores desenvolvidos no grupo

• Trabalho em grupo
  • Liderança
  • Ação social
  • Aprendizado
  • Amizade

Se você tem mente aberta, boas idéias, vontade de conhecer pessoas novas, lugares novos, aprender e debater sobre o meio acadêmico e sobre a política que envolve a Universidade, conhecer melhor as áreas da Matemática por intermédio dos alunos veteranos do PET e começar sua pesquisa científica, venha expor suas idéias e dividir conhecimento conosco. Estamos á disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

MANUAL DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS DO PET

Anexo(s):

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.