Feira de Matemática
Feira de Matemática
Para celebrar a virada do milênio, a UNESCO fixou o ano 2000 como o Ano Internacional da Matemática, em virtude dos desafios que a ciência vai enfrentar neste século e a capacidade da matemática como ferramenta de ajuda para resolvê-los. Em comemoração, foi montada na França a mostra de Matemática Math 2000, no Museu Cité des Sciences et de l’Industrie / La Villette, França.
Com uma abordagem empírica e lúdica, as experiências podem ser manuseadas pelos alunos, algumas em forma de quebra-cabeças e brinquedos, como o jogo da velha espacial. Através da manipulação dos experimentos, ela visa colocar o visitante em contato com a matemática, tornando-a uma ciência acessível e compreensível, saindo unicamente do plano abstrato.
Para os alunos que se interessem e queiram entender os conceitos envolvidos em cada experiência, haverá estudantes do curso de Matemática da UFES, supervisionados por professores do Departamento de Matemática, que poderão ajudá-los. Os conteúdos vão desde contas simples – soma, subtração, multiplicação e divisão, até questões acerca de fractais, curvas de comprimento mínimo ligando dois pontos de uma superfície, superfícies de área mínima através de películas de sabão, algoritmos, geometria de espelhos, embalagens de círculos.
A mostra é composta por 12 mesas, a saber, Mesa Arte e Matemática: "O real deformado" - Mesa Superfícies e Curvaturas: "Superfícies regulares" - Mesa Formas e Estruturas: "Os poliedros Regulares" - Mesa Acaso e Pesquisas: "Uma chance em duas" - Mesa Áreas e Quebra- Cabeças: - "Como medir uma superfície?" - Mesa Problemas e Conjunturas: "A quadratura do círculo" - Mesa Natureza e Simetrias: "Através do espelho" - Mesa Fractais e Repetições: "Ilhas que sempre recomeçam" - Mesa Matemática e Física: "Matemática e sabão" - Mesa Ordem e Caos: "Um bilhar caótico" - Mesa Cálculos e Algoritmos: "Cálculos aritméticos" - Mesa Modelos e Realidades: "O mundo plano".
Sendo alguns bolsistas do programa PETMAT responsáveis por algumas mesas, segue abaixo uma breve descrição destas mesas com o seu respectivo bolsista.
Bolsista: Franciane Francalossi Rocha
Mesa Acaso e Pesquisas: "Uma chance em duas"
Descrição: A matemática está presente em todas as partes. Bons exemplos de aplicações matemáticas são encontrados em jogos. Os alunos que visitam a feira de Matemática encontram nesta mesa o Jogo da Roleta e O Problema do Bode e podem brincar enquanto aprendem a analisar os cálculos das probabilidades de ganharem. Na parte de Pesquisas, através de representações com bolinhas em uma urna os alunos aprendem como as pesquisas de opinião relacionam os dados de um grupo de pessoas com os de uma população inteira.
Bolsista: Marcus Vinicius C. Zeferino
Mesa Natureza e Simetrias: "Através do espelho"
Descrição: A simetria é uma característica que pode ser observada em algumas formas geométricas, equações matemáticas ou outros objetos. A simetria ocorre ou é aplicada em várias das vertentes da ação humana: na geometria, matemática, física, biologia, arte e até na literatura, etc. Em termos geométricos, considera-se simetria como a semelhança exata da forma em torno de uma determinada linha reta (eixo), ponto ou plano. Se, ao rodarmos a figura, invertendo-a, ela for sobreponível ponto por ponto (segundo os princípios da geometria euclidiana), ela é simétrica. Para a maioria das pessoas, a idéia de simetria está ligada mais a pensamentos sobre arte e natureza do que sobre matemática. De fato, nossas idéias de beleza estão intimamente relacionadas a princípios de simetria, e simetrias são encontradas por todo o mundo.
Bolsista: Rafael Barbosa da Silva
Mesa Áreas e Quebra-Cabeças: "Como medir uma superfície"
Descrição: A mesa Áreas e Quebra-Cabeças trás quatro experimentos que apesar de envolverem conceitos matemáticos, mais se parecem com brinquedos. A intenção é que o visitante brinque com os experimentos. Caso ele se interesse e queira descobrir as razões matemáticas daquela experiência que acabou de fazer, haverá uma explicação sobre os conceitos, e os monitores poderão ajudá-lo a entender.
Bolsista: Vinicius de Souza Baptista
Mesa Superfícies e Curvaturas: "Superfícies Regulares"
Descrição: A mesa sobre superfícies e curvaturas trás aos visitantes um outro olhar sobre seus conceitos da geometria. Habituado com a geometria euclidiana, nem nos damos conta da vital importância de outras como a geometria diferencial que está presente, por exemplo, nas rotas dos aviões. É de vital importância esse indagamento e ilustração de um mundo desconhecido. Talvez, depois desta vista saibamos o porquê da bola de futebol não poder ser planificada tal como a cela do cavalo.
Bolsista: Weverthon Lobo de Oliveira
Mesa Arte e Matemática: "O real Deformado"
Descrição: A mesa mostra a que a matemática e a arte elas caminham lado a lado, usando a beleza da arte e as propriedades geométricas da matemática que embelezam o mundo que está ao nosso redor.
Mesa Formas e Estruturas: "Os poliedros Regulares"
Descrição: A mesa Formas e Estruturas mostra quatros temas. Temas mais simples como, por exemplo, o problema das treliças, temas complexos como o tema das novas dimensões e até problemas que parecem simples, mas esconde uma complexidade que fascina os cientistas como é o tema Fractais colorido.
Com tradução e adaptação da Universidade de São Paulo, a mostra encontra-se aberta a visitação na Escola de Ciência Física/ SEME/PMV, no Parque Moscoso. Visitas podem ser agendadas pelos telefones (27) 3233-3556 e (27) 3233-3556, pelo e-mail ecienciafisica [at] gmail.com ou no próprio espaço.